EARTE e Ferramentas que serão usadas

Peça publicitária do EARTE Ufes 2020/01 Especial

Semana que vem, a partir da quarta-feira 09 de Setembro, teremos o inicio do primeiro semestre letivo do EARTE – Ensino-Aprendizagem Remota Temporária e Emergencial, no qual mais de dezoito mil estudantes solicitam matrícula. Para realizar esse novo sistema de ensino, a Ufes utilizará ferramentas do Google Suite for Education. O G Suite são diversas ferramentas do Google utilizadas para trabalho e ensino. A Ufes está preparando e-mails institucionais para serem utilizados como acesso para o uso do G Suite para as aulas.

O EARTE na Ufes

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou, no dia 17 de agosto, a resolução que cria e regulamenta o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) na graduação. Também estabeleceu o período de realização do semestre especial: de 9 de setembro a 15 de dezembro de 2020.

Para realizar o ensino remoto, a Ufes preparou um programa emergencial de inclusão social destinado a estudantes sem condições de acesso a computadores e internet para que todos possam participar do período letivo especial.

A ERUS está participando ativamente dos preparos para o EARTE e do Projeto de Extensão para reparo de computadores a serem distribuídos na ação Solidariedade Digital, no qual mais de 2.800 estudantes serão beneficiados de acordo com a matéria de Vinícius Fontana, com edição de Thereza Marinho, publicada em 2 de Setembro de 2020  no portal da Ufes.

As ferramentas

Para auxiliar alunos e professores a utilizarem as ferramentas necessárias para desenvolver seus trabalhos durante o EARTE, a Ufes disponibilizou diversos materiais sobre tecnologias e referências educacionais no site EduTics – Portal de Tecnologias Educacionais da Ufes.

Em Bibliotecas no site do EARTE é possível ver uma lista de endereços com livros e textos online abertos para você pesquisar e estudar. Além disso, as bibliotecas da Ufes terão sistema de drive-thru para atender a comunidade acadêmica.

Na página de Tutoriais no site do EARTE é possível ter acesso a diversos materiais sobre as ferramentas que serão utilizadas, tanto para professores quanto para alunos. E o site ainda possui uma página de Dicas para que você possa se organizar e ter um melhor desempenho durante o semestre especial 2020/01.

Por último, uma referência atualizada do calendário acadêmico desse semestre se encontra disponível na página Calendário no EARTE, com os principais acontecimentos planejados para 2020/01 especial. É importante ainda ressaltar que a Ufes realizou flexibilizações quanto ao trancamento de curso. Preste atenção caso você seja bolsista, contemplado por Iniciação Científica por exemplo, pois neste caso é necessário estar matriculado em ao menos uma disciplina do semestre especial 2020/01, como informado pelo Departamento de Pesquisa Ufes.