Atualizações sobre a Equipe e Novo Material Disponível!!

No próximo mês, a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, retornará as atividades oficiais, dando inicio ao plano de EARTE (Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial). Neste momento, a ERUS reabrirá para atividades voltadas para os alunos de graduação. Em breve anunciaremos processo seletivo para o semestre 2020/01 especial, e novas atividades como minicursos remotos, workshops virtuais e novas competições para a comunidade acadêmica da Ufes.

Atividades programadas

Equipe de Ensino

A equipe de ensino pretende lançar uma série de minicursos online e workshops virtuais gratuitos para a comunidade acadêmica. Essas atividades irão desde o nível iniciante até o intermediário. Em breve lançaremos algumas pesquisas sobre quais cursos e workshops despertam mais interesse dos alunos do Centro Tecnológico da Ufes, mas alguns que pretendemos realizar são (não confirmados ainda):

• Arduino básico para robótica (Iniciante) (curso com simulação)
    • Princípios básicos
    • Lógica de programação
    • Atividades recomendadas
    • Principais componentes eletrônicos
    • Projeto integrador (Necessário para completar o curso)
  • Arduino intermediário para Industria 4.0 (Intermediário) (curso com simulação)
    • Princípios do IoT e da Industria 4.0
    • Uso de Arduino para prototipagem
    • Atividades recomendadas
    • Projeto integrador (Necessário para completar o curso)
  • Webots para projetos de robótica (Iniciante – Intermediário) (curso com simulação) (curso com mais de uma aula)
    • Introdução ao webots
    • Exemplos de aplicação do webots dentro da equipe
    • Ferramentas e dicas
    • Tutoriais webots (Consultoria e principais dúvidas)
    • Projeto integrador (Necessário para completar o curso)

Equipes de desenvolvimento e competitivas

As equipes de desenvolvimento e competitivas pretendem dar andamento as atividades voltadas ao desenvolvimento de robôs, sistemas e participação do CoRA online e da Competição Brasileira de Robótica – CBR 2020. Nossos principais projetos para o semestre especial de 2020/01 serão:

• Desenvolvimento remoto do Very Small Size Soccer
    • desenvolvimento da camada Middle Layer através dos algoritmos A* e/ou Campos Potenciais;
    • desenvolvimento da camada Upper Layer através de máquina de estados e/ou árvore de decisões;
    • melhorias no projeto 3d do chassi;
    • e melhorias no projeto eletrônico;
  • Participação do CoRA online
  • Participação da CBR 2020
    • Categorias ainda a definir entre Soccer Simulation 2D, VSSS, IEEE-OPEN e IEEE-SEK.
  • Desenvolvimento/recuperação de robô com rodas omnidirecionais para apresentações

Equipe de Gerencia de Conteúdo

A equipe de gerencia de conteúdo pretende auxiliar a equipe de ensino com os materiais e marketing para os minicursos e workshops, além de guiar e incentivar a documentação dos projetos desenvolvidos pela equipe de desenvolvimento para gerar conteúdos para o site. Nossa equipe também se engajou em participar da COBENGE 2020.

Planejamos a expansão da equipe para começar uma série de vídeos para o youtube da equipe, voltados a dicas, entrevistas, talks e apresentações de conteúdos de robótica.

Equipe de manutenção

A equipe de manutenção do laboratório da ERUS se propôs a participar da implementação do EARTE, apoiando as ações do Centro Tecnológico da Ufes. A ERUS irá auxiliar na manutenção de computadores, distribuídos aos discentes que não possuem maneiras de assistir a conteúdos remotos, como aulas virtuais, em virtude de renda insuficiente ou outros problemas externos à universidade, e realizar treinamentos para que os alunos possam aprender a utilizar as ferramentas que serão necessárias para o acompanhamento das atividades remotamente.

Em breve

Em breve as equipes de mini-sumô e organização de eventos anunciarão suas primeiras atividades para o semestre especial 2020/01.

Novo Material

Novo material disponível

Novo material sobre modelagem arquitetural da OBR-ES 2019, realizada por alunos da Ufes para a disciplina de verão Tópicos Especiais em Informática III (2019/03). Você pode ler o novo material aqui.