Competitivo

Conheça as categorias da nossa frente competitiva! Atualmente, temos quatro times competitivos em três categorias: Seguidor de Linha, Very Small Size Soccer e OPEN.

Seguidor de Linhas

O Seguidor de Linhas é nossa equipe mais nova, mas é a uma das equipes mais ERUS da ERUS com certeza! Nessa categoria, o importante é ser o mais rápido (mas não pode perder a linha)! Por isso, nossa equipe de Seguidores de Linha trabalham muito rápido no projeto de seus robôs, mas sempre com muita qualidade em todo trabalho que fazem.

Veja Como Nossa Frente de Seguidores de Linha já Nasceu Vencendo!!

Os robôs produzidos por essa equipe procuram participar de diversas competições por todo o Brasil, e apesar de mudar um pouco de competição para competição, a essência da categoria se mantém. É preciso ter maestria em interação com o mundo, controle e sensoriamento, pois todo robô é autônomo e sozinho, ele precisa reconhecer o caminho a seguir e tomar decisões rápidas em curvas e cruzamentos, e ninguém pode soprar a resposta para ele!

Essa equipe nasceu da nossa vitória na competição Gear Race 2018 em Linhares, Espírito Santo, que animou nossa equipe e nos fez enxergar o potencial da categoria de trazer crescimento ao projeto.

Principais Conquistas:

  • 1º lugar na Gear Race 2018

Próximas Atividades:

  • Winter Challenge Concórdia na Categoria Seguidor de Linha – 12 a 15 de Setembro
  • Seguidor de Linha GEAR RACE (Linhares-ES) – 27 de Setembro na II Semana de Engenharia do IFES campus Linhares.

Very Small Size Soccer

A Categoria de Futebol de Robôs

A categoria IEEE Very Small Size Soccer simula uma partida de futebol com robôs de dimensão 7,5 x 7,5 x 7,5 cm (daí o nome Very Small Size Soccer). Cada equipe entra em campo com 3 robôs, uma câmera e um computador. Com a câmera obtém-se a vista do campo, no computador realiza-se a interpretação das imagens para que então os robôs atuem de acordo com a estratégia de jogo pré definida pela equipe, sem qualquer intervenção humana em todo o processo.

O principal desafio dessa categoria é lidar com as limitações de tamanho e sensoriamento dos pequenos robôs, previstos pelas regras da categoria. O robô não pode possuir sensores para reconhecimento do mundo externo a ele próprio e suas pequenas dimensões se tornam um desafio para todas as necessidades que eles apresentam.

Principais Conquistas: 

  • 3° lugar na LARC 2014

Próximas Atividades:

  • XVIII  Latin American Robotics Competition (Rio Grande, 
    RS) – 22 a 26 de Outubro

VSSS ERUS

O VSSS ERUS é a equipe mais antiga de Very Small Size Soccer da ERUS. Ela foi inicialmente desenvolvida pelos membros originais do projeto em Python, e foi muito importante para desenvolvermos os nossos conhecimentos de algoritmos numéricos, visão computacional e comunicação.

Perfil Forte em Programação e Estratégia

Com a renovação constante da equipe, os membros atuais concentraram seus esforços em documentação e engenharia reversa para analisar o sistema atual e encontrar as possibilidades de melhoria e manutenção dele. Assim nasceu um novo projeto que será implementado em C++ pelos membros mais novos, para que eles tenham a oportunidade não apenas de aprender aquilo que os membros de 2012 aprenderam, mas também criar novos conhecimentos e uma base mais sólida para garantir a continuidade do projeto!

É uma equipe com perfil forte em programação e estratégia de jogo, tomem cuidado com ela!!

V3S LRE

Equipe formada por membros do antigo Laboratório de Robótica Educacional da UFES – LRE e da ERUS em conjunto, procura dar uma nova abordagem ao desafio do VSSS, com um foco maior na eficiência, robustez e qualidade dos robôs do jogo e da visão computacional. Ela nasceu do interesse em novos membros na categoria, além de membros do LRE, mas que queriam renovação da abordagem de construção dos robôs.

Perfil Forte em Eletrônica e Robótica

É uma equipe com perfil em eletrônica e robótica, muito dedicada que está se preparando para dar seus primeiros passos rumo aos campeonatos internacionais (imagina uma dobradinha ERUS na LARC!) e está preparada para todos os desafios!

OPEN

A OPEN é uma equipe que nasceu para competir na categoria aberta da LARC, e seu foco é a solução rápida, eficiente e correta de problemas propostos de surpresa! Ou seja, temos uma equipe que procura pegar desafios com pouco tempo para resolver e, sem experiência com o desafio, ir lá e fazer!

Veja um Dos nossos Robôs confeccionados para a categoria IEEE OPEN da LARC

Essa categoria foi uma das responsáveis pelo surgimento do nosso projeto, uma vez que a ERUS nasceu dos membros do LRE que participavam dela! (Veja a História completa da nossa equipe)

Depois do sucesso da equipe, ela começou a se interessar em mais e mais desafios, então agora ela participa também das categorias do TRUFES, organizados por outra frente da ERUS, e de qualquer outra competição que apareça na frente! O limite é a imaginação, e a OPEN tá aqui para mostrar que a ERUS pode enfrentar todos os desafios propostos!

Principais Conquistas:

  • 7° lugar na LARC 2012
  • 2° lugar  na LARC 2013

Próximas Atividades:

  • XVIII  Latin American Robotics Competition (Rio Grande, 
    RS) – 22 a 26 de Outubro
Compartilhar

Deixe uma resposta